abafador

Quais os tipos de protetores auriculares?

Os protetores auriculares são importantíssimos quando o assunto é equipamento de proteção, porque ruídos constantes, sendo altos ou baixos, podem trazer danos permanentes à audição. O protetor a ser escolhido dependerá da função exercida.

Veja mais sobre escolha de EPI neste link.

Tipos de protetores auriculares

Abafadores

Este tipo de proteção é confeccionada com duas conchas, geralmente de plástico, internamente forradas de espuma ou outro material isolante.

Essas conchas são ligadas por um arco ajustável sobre a cabeça, conforme o modelo pode ser feito por trás da cabeça. Não atrapalha a comunicação com os demais colaboradores, tendo eficácia contra ruídos de alta intensidade e de altas frequências.

Não precisar tirar as luvas para mexer neles é outra vantagem deste tipo de protetor. Mas há o problema dele atrapalhar o uso de outros como o capacete e o óculos, por exemplo, a solução é usar um acoplável aos capacetes que permitem isso.

Este tipo é mais caro, mas em compensação eles têm uma usuabilidade maior, sendo que em alguns casos, você pode apenas trocar as almofadas quando estiverem desgastadas.

Inserção

Estes são confeccionados em silicone ou espuma expansível. Os descartáveis são utilizados por pessoas que vão esporadicamente ao chão de fábrica.

A forma de colocar é simples, só precisa aperta-los com os dedos e, como o nome já diz, inseri-los no canal auditivo. Não pode ser feito com as mãos sujas, para que não haja contaminação no canal auditivo.

Portanto use o seguinte padrão: por trás da cabeça, puxe a orelha para cima e ajuste o protetor com a mão que está livre, quando quiser aliviar a pressão, basta bocejar.

Ele é indicado para trabalhos com ferramentas leves ou em locais que tenha maquinário pesado e caminhões.

Eles também podem ser reutilizados, mas para isso, precisarão ser lavados com água morna, sabão neutro e em água corrente.

Entre em nossa loja e confira nossos protetores auriculares clicando aqui.

CUIDADOS COM O PROTETOR AURICULAR

Mantenha o equipamento sempre em boas condições de uso, portanto evite ao máximo toca-los com as mãos sujas. Sempre os lave, tanto o concha como o de inserção, em água corrente, até que seja retirada toda a sujeira.

Não utilize de detergentes, álcool ou outros solventes químicos, apenas sabão neutro. Caso o material do protetor seja o silicone, lembre-se sempre de secar com pano limpo e longe do sol, assim você consegue evitar o ressecamento do material.

Sempre faça uma inspeção visual após executar a limpeza no protetor. Se o seu protetor for um abafador, preste atenção na haste do equipamento, avalie a vedação oferecida pelo selo da concha e veja também se está sendo exercida a pressão correta na região ao redor das orelhas.

Em resumo, observe as condições de uso das hastes, conchas e das espumas sempre. Lembre-se de guardar em local fechado, como por exemplo, uma caixa.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário logo abaixo e compartilhe com seus amigos.

Deixe uma resposta